Dia dos Pais - Eles merecem!

 

 HOJE é um dia muito especial, O DIA DOS PAIS! Podemos examinar esse dia de várias maneiras: 1) Do ponto de vista comercial, não é um dia com muito destaque, pois perde de longe para outras datas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, São João, Dia das Crianças e Natal. Por isso, são poucas as campanhas publicitárias e as propagandas tentando “vender” esse dia. 2) Do ponto de vista social, percebe-se que, comparado com o Dia da Mães, o Dia dos Pais perde em interesse e envolvimento. 3) Do ponto de vista religioso percebe-se uma dificuldade de enfatizar a paternidade terrena, enquanto há uma forte ênfase na paternidade divina. É mais comum encontrar literatura e sermões comparando o amor de Deus ao amor de mãe, do que com o amor de um pai.

  Será que a função biológica, social, afetiva e familiar de um pai é tão vazia que não mereça maior ênfase, cuidado e exaltação? Particularmente não vejo razão alguma para não exaltarmos e enfatizarmos a paternidade, principalmente no contexto de nossas igrejas. DEUS É PAI! Jesus revolucionou a forma de tratamento a Deus em oração, quando orou “ABA, PAI”. 

Mesmo vivendo numa época, em que nossa sociedade não se caracteriza mais como patriarcal, a presença de um pai batalhador, lutador, protetor e mantenedor ainda é muito presente. Não falo de exceções ou anomalias, mas de milhões de homens que “ralam” a cada dia da semana, muito mais preocupados com o bem estar dos seus do que consigo mesmo. Falo de homens que sofrem todo tipo de comparações com outros homens, onde o sucesso passa longe da afetividade e passa muito perto da capacidade de ter. 

Espero que o DIA DOS PAIS seja um dia para honrar os pais com muito carinho, com muito afeto, com presentes, com toda sorte de manifestações de gratidão e reconhecimento! Pais também choram, nos corações dos pais, também sempre cabem mais um, os pais também morreriam pelos seus filhos, os pais também passam noites sem dormir para cuidar de filhos... PAIS EXISTEM POR AMOR!

Rev. Gilmar C. Rampinelli

Pastoral do Boletim de Agosto 2017