Como preparar mensagem para Grupo Pequeno

A mensagem para um Grupo Pequeno não é igual a uma pregação ou estudo bíblico comum de uma igreja ou Escola Dominical. O foco deve ser mais a vida cristã na prática.

Disponibilizamos Estudos para GPs - Grupos Pequenos, mas quando precisar formular uma mensagem, siga os passos abaixo:

Características da mensagem para o Grupo Pequeno:

- Flexibilidade para atender à necessidade do grupo;

- Participação dos ouvintes com suas impressões e dúvidas;

- Informalidade do ambiente familiar.

 

Como preparar a mensagem?

1) Oração: ore a Deus e peça ao Senhor uma palavra para seu coração primeiramente e para compartilhar com seu grupo.

2) Estudo da Bíblia: uma rotina constante de leitura da Bíblia é essencial para ter intimidade com as Escrituras (II Timóteo 2.15). Selecione um texto bíblico que seja claro e o estude para compreender a mensagem.

3) Anotações: registre o que Deus ministrou ao seu coração (uma boa prática é ter um caderno com estas mensagens escritas para reutilizar posteriormente e ter uma noção do progresso). As anotações ajudam a manter uma ordem clara na mensagem, facilitando a compreensão e evitando repetições ou esquecer detalhes importantes. Basicamente o roteiro deve ter início, meio e fim, ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão.

4) Ministração: na hora de transmitir a mensagem, o Espírito Santo trará à sua memória o que foi falado em oração com Deus, o que você estudou na Bíblia, além de te inspirar (João 14.26). Fale com calma e sinta a presença de Deus através de sua vida.

 

Aplicação da mensagem:

Duas perguntas para fazer ao texto Bíblico para extrair o conteúdo a ser ministrado e aplicar de maneira prática para o Grupo Pequeno:

1) O que o texto diz?

A primeira parte da mensagem deve responder a esta pergunta: o que o texto está dizendo? Medite no texto, pesquise o significado das palavras, memorize o relato bíblico e compreenda a mensagem central do texto. Para isso, leia o texto várias vezes deixando-o entrar em sua mente e coração (Hebreus 4.12).

2) O que devo fazer?

A segunda parte da mensagem deve responder a esta segunda pergunta: o que faremos de acordo com o que aprendemos? A partir da compreensão do texto, deve-se partir para a parte prática. Faça uma relação entre o texto e a vida das pessoas. Exemplos práticos do dia a dia podem ser usados como Jesus que contava as histórias de acordo com a vida do povo.

 

Exemplo de roteiro:

- Texto Bíblico: Salmos 121

- Tema: Confiança em Deus

- Introdução: Falar sobre a beleza das montanhas.

- Desenvolvimento:

            - O que o texto ensina?
                        Olhar para os montes e sentir grandeza de Deus.

            - O que devemos fazer?
                        Confiar no Senhor que é maior do que tudo.

- Conclusão: Diante dos desafios da vida aprendemos a confiar mais no Senhor.

 

Com as orientações acima, o/a líder de GP - Grupo Pequeno estará pronto para preparar mensagens para seu grupo, aperfeiçoando com o tempo.

 

Veja também os Estudos para GPs - Grupos Pequenos