O Deus que se revela - Rev. Josué Ribeiro Carneiro

“Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?” Êxodo 3.13

Gosto dessa narrativa por diversas razões e uma delas é pela pergunta que Moisés faz a Deus: E quando eles me perguntarem: “Qual é o seu nome? Que lhes direi?” Afinal, gostamos de garantias, de algo que nos resguarde e nos promova a segurança necessária para agirmos quando representamos a alguém (declaração, procuração etc.). Moisés quer uma prova do seu envio e é por esse motivo que ele quer o nome seu emissor.

Moisés desejava garantia, certeza, algo concreto como prova de seu envio da parte do Deus que se revelou a ele na sarça ardente junto ao povo que irá libertar do Egito. A resposta de Deus a Moisés foi: “Eu sou o que sou”, denota que Deus existe e se revelará ao povo escravizado no Egito de forma gradual no transcorrer da caminhada pelo deserto rumo à terra prometida. E essa revelação seria pautada pela fé nesse Deus que caminhará com seu povo operando sinais e maravilhas.

A resposta de Deus a Moisés o desafia a agir em fé, depender, esperar e confiar Nele como supridor de todas as necessidades da caminhada. É como se Deus estivesse dizendo: A tua garantia sou Eu, a tua força sou Eu, a tua certeza sou Eu... Vai e me revelarei a eles também.

Essa resposta é um convite que Deus nos faz para aquietarmos a nossa alma e reconhecermos que o Senhor é Deus que caminha junto ao seu povo e se revela nessa caminhada: direcionando, sustentando, amparando, consolando, curando, encorajando, provendo, fortalecendo, ajudando, operando milagres, suprindo e nos conduzindo em segurança.

Ao saber de minha nomeação para esta comunidade de fé, alguns sentimentos permearam minha alma: inquietação, apreensões, temores e incertezas. Confesso que a pergunta de Moisés feita a Deus representava a minha inquietação em busca de garantias e certezas do meu envio diante de tamanho desafio em pastorear esta comunidade. Mas, a resposta de Deus acalmou a Moisés e fez cessar todas as minhas apreensões: Eu me revelarei a ti e ao povo no caminhar! Pude ouvir sua voz falar comigo e isso nos basta. Com amor!

Rev. Josué Ribeiro Carneiro

Boletim Fevereiro 2019

Leia outras MENSAGENS PASTORAIS